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segunda-feira, 24 de maio de 2010

Humor Eficiente!



O bom humor e a descontração facilitam o processo de inclusão nas salas de aulas!

Naquela noite de festa, a jovem Bia pega o CD que seu pai acabara de ganhar. Ao analisar a capa estampada, repara na foto do músico Louis Armstrong. Seus olhos espicham e ela logo pergunta: "Esse cara é aquele que faz hambúrguer na TV?" Os segundos passam e finalmente quem está ao redor entende a associação com o ex-boxeador e vendedor do famoso grill, George Foreman. E todos caíram na gargalhada, inclusive Bia, uma jovem com deficiência intelectual, que achou muito divertido participar, mesmo sem entender direito, da piada. Mas antes fosse apenas a confusão entre nome de pessoas sua maior dificuldade. Entre essa e tantas outras, está a compreensão de mundo, o não-entendimento de alguns sentimentos, a dificuldade no raciocínio. Só que, no seu caso em particular, apesar de todas as barreiras, não faltam humor e alegria em sua vida e na de seus parentes e amigos. E essa importante ferramenta tem sido fundamental na educação e no amadurecimento de todos os envolvidos, especialmente quando ela desmonta os brinquedos, despista que escovou os dentes ou desmascara a mentira.

Como lidar com uma criança com necessidades especiais e como educá-la são provavelmente os questionamentos que deixam muitos pais sem dormir. Mais do que uma percepção, já é de conhecimento popular (ou deveria ser) que as famílias, ao lado das instituições de ensino, são a grande base formadora das pessoas. E, em tempos tão complicados de ser feliz, o bom humor tem se mostrado uma importante forma de lidar com as frustrações da vida. Bem utilizado, pode ser uma tremenda ferramenta a favor da educação e inclusão dos deficientes. Pesquisas de pedagogos, educadores, antropólogos e psicólogos também aprovam o uso desse instrumento nas salas de aula. Portanto, por que não pensar com mais alegria na educação dessas crianças?

Há muito tempo, o filósofo Nietzsche já defendia o uso do humor, inclusive, para falar coisas sérias: ridendo dicere severum ("rindo, dizer as coisas sérias", do latim), indicando que o riso é uma potente forma de catarse, uma importante descarga emocional necessária a todos nós. A psicopedagoga e educadora Maria Vitoria Maia defende que "o humor faz toda a diferença no processo de inclusão real e não fictícia das crianças com necessidades especiais. Lidar com a diferença é difícil. Lidar com limites da potencialidade de uma criança e, consequentemente, no desempenho dela em um grupo é um trabalho delicado, e nesse trabalho o humor pode ajudar muito.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/humor-eficiente-524405.shtml

Estudantes representarão o Brasil em Conferência

21/5/2010 17:48:11

Os estudantes da rede pública de ensino do Paraná, Carine Marmentini e César Augusto de Aquino, irão representar o Brasil na Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que acontecerá em Brasília de 5 a 10 de junho. Eles conquistaram as duas vagas destinadas à Região Sul para o evento, após processo de seleção.
“Isto demonstra a capacidade que os nossos alunos vêm adquirindo em relação às questões ambientais e de sustentabilidade num processo iniciado em 2008”, ressaltou Katia de Jesus, técnica pedagógica da equipe de educação ambiental da Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos, vinculada à Diretoria de Políticas e Programas Educacionais da SEED.
Desde 2008, foram realizadas, no Paraná, as etapas locais, regionais, estadual das conferências infantojuvenis, que contaram com a participação de 1956 estudantes. O estado também esteve presente em abril do ano passado da etapa nacional, que envolveu cerca de 900 alunos. Em dezembro de 2009, o Paraná construiu uma proposta diferenciada ao realizar uma pós-conferência para retomar as discussões encaminhadas pela etapa nacional.
Conferência – O evento reunirá jovens e adolescentes de 12 a 15 anos para discutir questões socioambientais, com foco nas mudanças do clima. É o resultado de três Conferências Nacionais, realizadas entre 2003 e 2009, que envolveram 13 milhões de pessoas em 20 mil escolas de todo o país.
O objetivo é possibilitar que crianças e jovens do mundo se apropriem localmente de compromissos globais, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis, promovendo uma rede de cuidados com o planeta.
A Conferência Internacional é uma ação que se insere na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=1570&PHPSESSID=2010052415120253

Atenciosamente,
Professora Amanda Gaspar